Tina, do BBB 23, fala sobre ser mãe solo, negra e estrangeira: ‘Tenho que me provar 3 vezes mais’

Tina, do BBB 23, fala sobre ser mãe solo, negra e estrangeira: ‘Tenho que me provar 3 vezes mais’

Tina Calamba, do BBB 23 — Foto: Reprodução/Instagram

Ex-participante do , pode até ter enfrentado algumas críticas sobre ter perdido o sotaque e as raízes angolanas, mas é só começar a falar das duas filhas que todo o julgamento cai por terra.

Logo de cara, ela diz ser uma mãe muito rígida que, apesar da “hora do dengo e do carinho”, educa as pequenas Raquel e Alana para serem mulheres fortes. Por isso, a casa funciona como uma pequena comunidade onde todas se ajudam, “do mesmo jeito que eu fui criada”.

Tina Calambaia em ensaio para o gshow — Foto: GLIN+MIRA/gshow

Não que ela precise provar nada a ninguém, mas é exatamente assim que ela se vê como mãe solo, negra e estrangeira: “Tenho que me provar 3 vezes mais para mostrar que eu posso e que eu estou dando conta!”

Mesmo tendo duas gestações planejadas, ela se questionou muitas vezes se conseguiria criar as meninas sem o apoio da família, porque “a certa altura, a maternidade é bem solitária”. O apoio de uma babá ajudou, mas não tornou menos difícil a rotina da mulher que se dividia entre a casa e a faculdade de jornalismo.

“Não tem manual de instrução! Apesar de ter tido a experiência do primeiro parto, o segundo tem outra personalidade, é tudo novo e isso foi bem desafiador.”

Tina Calambaia — Foto: GLIN+MIRA/gshow

Agora, com as crianças de 7 e 4 anos de idade, Tina diz ter um bom diálogo sobre ancestralidade e a família na Angola, que pode estar distante fisicamente, mas nunca de alma. Ela tenta viajar com as meninas para a cidade natal ao menos uma vez por ano, além de ensiná-las seu dialeto.

“É difícil, elas dão risada, não entendem, mas eu pretendo forçar um pouco mais para passar isso para elas. A gente dança kuduro, quizomba, faz karaokê em casa, elas adoram as músicas!”

Mas ela também quer que as filhas a vejam como provedora, além da mãe que cuida e está presente o tempo todo. Tina relembra, com orgulho, quando recebeu seu primeiro salário e as levou para comer em um restaurante.

“Sentir que eu estou pagando aquele lanche... Tem muito significado pra mim elas me verem como mãe e como provedora. Isso é muito gratificante! Tem mudado muito esse cenário na cabeça delas, de que não é só pai o provedor, e eu gostaria que outras mulheres focassem em mostrar esse papel, de que a gente também pode”, finaliza.

Leia mais! 👇

Rep: gshow/bbb

Vote também na enquete bbb:

Quem você quer eliminar? Vote no Décimo Quarto Paredão BBB23 – Vote!

TOP 8 do BBB 23 - Votação BBB: Quem deve ser o próximo eliminado? – Vote!

Quem deve ganhar o reality? – Vote!