Kaysar está no BBB18! Conheça o participante

Natural de Alepo, o brother é apaixonado por pássaros e sonha em trazer a família para o Brasil

Kaysar está no BBB18! Conheça o participante
“Eu sempre crio um sonho na minha cabeça e vivo dentro dele. Eu criei um sonho de que eu estou vivendo com a minha família. Também criei um outro sonho e, na minha imaginação, eu já estou lá dentro do BBB”. Kaysar, de 28 anos, é protagonista de uma daquelas histórias difíceis de acompanhar: em 2011, viu a Guerra da Síria com seus próprios olhos e precisou dar adeus à sua família, sua casa em Alepo e tudo o que sabia do mundo até então. Seguindo seu caminho, tentou fazer uma vida na Ucrânia – “uma época bem pesada, mas em que aprendi coisas importantes. Depois de lá, vi como transformar as coisas ruins em positivas” -, mas a Guerra pareceu seguir seus passos e cruzar de novo seu rumo. Mais uma vez, chegou a hora de dar adeus: “Fugir não é fácil”.
CONFIRA CURIOSIDADES SOBRE KAYSAR
Com o mundo em suas mãos, abriu o mapa e mudou. De continente, de hemisfério e, sem saber até então, de vida: “Não sei de onde tirei essa ideia, o destino me colocou no melhor lugar do mundo. O que o Brasil fez comigo mudou minha vida inteira”. Aqui, ele fez seu lar: um pedaço da Síria no meio de Curitiba. Ao chegar na casa de Kaysar - ou César, nome que adotou no nosso país – a sensação é de teletransporte. Na entrada, uma loja de antiguidades de Seu Nacib, primo de sua avó que o acolheu por aqui, esconde os degraus, cheios de estátuas, quadros e mapas, que levam a dois destinos: a casa de Nacib, no segundo andar e a de Kaysar, no terceiro.
Na sala da casa, um quadro de arara, e no quarto, dois papagaios de pelúcia entregam sua paixão pelos animais.
“Eu olho nos olhos do passarinho e converso com ele. As pessoas me acham louco quando falo isso, mas quem não é louco? Sem passarinho, a minha vida é difícil. Ele está sempre solto, livre, no céu. E eu sou assim também, um espírito livre. Eu fico olhando para o espelho, me vejo lá, e vejo um pássaro”, se emociona.
Mas, nos últimos meses, o sírio experimentou um pouco de reclusão. É que a vontade de estar no BBB18 é tanta, que a maneira que ele encontrou de gritar esse sonho foi através das paredes de seu quarto, que não recebe visitas desde que mais de 200 cartazes passaram a fazer parte da sua decoração. “Amo o Brasil”; “Já estou no BBB18. Já ganhei. Já tenho 1,5 milhão de reais na minha conta. Eu tenho fé”; “Esse ano vai ser o melhor ano do mundo, eu tenho fé”; “Falta pouco, pai, mãe e irmã. A gente vai se encontrar de novo, tenho fé”, são algumas das frases que o ajudam a ter certeza de que seu sonho é real.
O reencontro com a família, inclusive, é o objetivo principal para o prêmio de 1,5 milhão do BBB18. “Eles estão lá, debaixo das bombas, debaixo da guerra. Eu evito falar sobre esse assunto. Perdi muitos amigos, perdi uma namorada, meu tio, minha avó... Perdi muita coisa. Eu saí em 2011 e disse que ia voltar, mas não consegui. Dei a minha palavra e não cumpri. Mas não fui eu que não quis, foi o destino”, explica quando começa a se sentir um pouco mais confortável em dividir o passado.
“Acho que se até agora eles estão vivos, é porque tem alguma coisa. É para a gente se encontrar. Deus, Universo e as energias estão preparando uma coisa muito forte para nós”, sonha Kaysar.